Brasil, Uma Sociedade Aberta (Tele)Informatizada
Orações pela "Paz e Liberdade"

"Você" na Constituinte
por
Cesar Rômulo Silveira Neto
Presidente do Partido Liberal no Distrito Federal

Palavras proferidas no lançamento do Partido Liberal no Distrito Federal, em 8 de julho de 1986


O momento que estamos vivenciando em "Brasília" é um dos momentos singulares de nossa história política. De nossa história como nação soberana.

Um momento histórico dos mais significativos. Um momento que estamos fazendo acontecer no processo de desenvolvimento nacional como um momento de participação na realização de um sonho longamente sonhado.

Um sonho que deita raízes desde os tempos distantes do Brasil Colônia. Dos primórdios de nossa nacionalidade. Da figura maior de José Bonifácio, o Patriarca da Independência. Patriarca que deu à idéia de "Brasília" o sentido-síntese de ser um marco de nossa independência. De ser um marco de nossa afirmação como nação soberana.

Um sonho que foi semeado no solo fertilizado com as cinzas dos Quilombos. Regado com o sangue dos Inconfidentes. Iluminado pela benção dos Anchietas. Um sonho que germinou pelos cuidados de Getúlio Vargas. Que tomou forma moldado pelos ideais políticos de Juscelino Kubistsheck. Pelo ideal urbanístico de Lúcio Costa. Pelo ideal arquitetônico de Niemeyer. Pelos cálculos de Joaquim Cardozo.

Um sonho que veio à luz pelas mãos empreendedora de Israel Pinheiro. De Bernardo Sayão. Dos Pioneiros desta terra. Muitos, presentes entre nós.

Um sonho infante que deu os primeiros passos nos jardins de Plínio Catanhede. Que cresceu com o labor de Elmo Serejo. Que se tornou comunidade com o servir de José Ornellas.

Um sonho-comunidade que desabrocha para a auto-determinação política guiado pelas luzes de Tancredo Neves. Alimentado pela competência política de José Sarney. No tempo do governador Aparecido.

Hoje, sem trair jamais o ideal com que foi sonhada, "Brasília" tem, cada vez mais, seu destino nas mãos de sua própria gente. Daqueles que a fazem. Que a vivem. Que a sentem como monumento que simboliza a vontade da nação brasileira em auto-determinar o seu próprio destino.

"Brasília" terá que ser sim a capital deste país. O marco da conquista de nossa independência. A síntese de nossa nacionalidade. Mas terá que ser tudo isto segundo uma índole que seja sua. Uma índole que lhe seja própria. µndole que consiga fazer desdobrar as dimens¨es originais que lhe foram dadas pelos seus idealizadores.

"Brasília" - hoje - afirma a sua consciência de ser a capital do Brasil. De ser a capital da Brasilidade. Ao mesmo tempo que busca ampliar os marcos de sua própria identidade. De seu próprio modo de ser.

E esta nossa reunião é um exemplo vivo desta nossa vontade de ampliar o nosso próprio modo de ser.

Estamos, aqui e agora, manifestando a nossa vontade de desenvolver uma ação política. Não uma ação qualquer. Mas uma ação que seja coerente e consequente ao nosso discurso. Que cobra maior participação. Que fala em transformações sociais que resgatem as dívidas sociais. Que exige o fim das iniquidades.

Estamos demonstrando claramente que o povo desta terra quer participar ativamente da construção dos destinos de nossa pátria. Da pátria dos nossos pais. Para os nossos filhos. Para os filhos de nossos filhos...

"Brasília" - hoje - já não é só Brasília. É todo o Distrito Federal. É Brasília, Taguatinga, Ceilândia, Gama, Guará, Cruzeiro, Núcleo Bandeirante, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá e Samambaia. Com todos os seus Núcleos Rurais. De Almécegar ao Pipiripau. Com todos os Acampamentos Pioneiros. Da Vila Planalto à Vila Metropolitana.

"Brasília" é também o seu Entorno. É toda a sua Região Geo-Econômica. Com todo esse território. Com toda essa gente. Com suas diversidades. Com suas identificações. Com toda a complexidade das interaç¨es que neles se encerra.

Esta é nossa "Brasília" de hoje. O nosso Distrito Federal.

"Você" que quer tornar, ainda na sua geração, a sociedade brasileira numa sociedade plena de "Paz Social". Fundada na "Liberdade Individual". Numa "Liberdade" responsável, consequente e patriota. Numa "Liberdade" de todos e de cada um de nós. Sem exceções: de credo, de raça, de condição social.

"Você" que tem a sua "Liberdade Individual" como origem e a "Paz Social" como destino de seu próprio projeto político.

"Você" que tem plena consciência que exercerá esta sua "Liberdade" para semear a "Paz Social" no futuro Congresso Constituinte. "Você" que desenhará um perfil liberal para as nossas instituições. "Você" que esculpirá os traços da "Paz e Liberdade" neste nosso renovado projeto nacional.

"Você" que estará sempre presente na elaboração desta nova carta constitucional. "Você" que estará vocalizando as mais legítimas aspirações de nossa comunidade neste Congresso. "Você" que estará honrando os compromissos assumidos com os seus representados.

Um Partido fundado na coerência, na competência e na seriedade do Deputado °lvaro Valle. Figura que melhor caracteriza a pertinácia do nosso Partido.

Um Partido que utiliza a Política como instrumento de luta pelo Bem Comum. Pela liberdade. Pela eliminação da dominação entre os homens.Um Partido que entende a Política como sendo uma atividade essencialmente ética. Fundada em princípios morais perenes.

Um Partido que abre espaço para aqueles que buscam a oportunidade de participar de um Partido sério. Que trazem a contribuição de seus ideais. Um Partido que lhes propõe a realização de seus sonhos. Sonhos de um Brasil com estruturas políticas voltadas para o serviço da Pátria.

Um Partido que acredita na Pessoa Livre. Titular de direitos naturais inalienáveis. No Estado garantidor dos direitos humanos, protetor e guardião do Bem Comum.

Um Partido que propõe reformas estruturais que eliminem a injustiça social. Um Partido que não aceita milhões de crianças morrendo de fome a cada ano. Trabalhadores semi-escravizados pelos salários aviltados.

Um Partido que quer ver a empresa privada nacional fortalecida, produtiva e com maior participação na geração da riqueza nacional. Um Partido que propugna pela melhoria da renda real do trabalhador. Pela distribuição adequada dos ganhos de produtividade gerados pelo esforço integrado do capital e do trabalho.

Um Partido que reconhece o direito à propriedade como natural. Um Partido que luta pelo livre acesso ao saber. E não apenas à escola. Um Partido que defende a eleição direta em todos os níveis. Em dois turnos para a chefia do Executivo.

Um Partido que convida "Você" para participar de sua organização. Do seu fortalecimento. Da implementação de seu ideário.

Um Partido aberto para "Você" realizar os seus ideais de uma Sociedade Brasileira cada vez mais íntegra. Cada vez mais livre. Cada vez mais solidária. Cada vez mais justa.

Um Partido que sabe que "Você" não nos perdoará qualquer omissão nesta hora de construção de um novo Brasil. Um Partido que abre espaços liberais para a elaboração de um novo Projeto Nacional.

Um Partido que quer "Você" na Constituinte.

Um Partido que oferece a "Você" a oportunidade ímpar de ter um encontro marcado com a nossa História. Um encontro marcado para construir o seu próprio destino. Um encontro marcado para "Você" reafirmar o seu compromisso de servir a nossa gente. Um encontro marcado para o porvir de "Você" na Constituinte.

Um encontro marcado...

"Dia 15, no PL".


Ligue-se no
e compartilhe conhecimentos e informações para a
realização do desenvolvimento e do melhor desempenho das Telecomunicações Brasileiras.

www.wisetel.com.br
O Portal das Telecomunicações Brasileiras na Internet

Ligando Pessoas... Compartilhando Conhecimentos...
Essencialmente Livre e Aberto para a Humanidade.
Graças a Deus!