Brasil, Uma Sociedade Aberta (Tele)Informatizada
O Governo a Serviço da Comunidade

Contribuições para a Política de (Tele)Informatização
da Ação do Governo do Município do Rio de Janeiro

Redigidas e Relatadas
por
Cesar Rômulo Silveira Neto
Conselho Empresarial de Informática
Rio de Janeiro, 2 de dezembro de 1985


O Conselho Permanente de Informática da Associação Comercial do Rio de Janeiro apresenta à Sua Excelência o Senhor Prefeito Eleito da Cidade do Rio de Janeiro, Eng. Roberto Saturnino Braga, algumas contribuições que possam vir a subsidiar a formulação da "Política de (Tele)Informatização da Ação Governamental" do Governo do Município do Rio de Janeiro.

Ao elaborar tal contribuição, os membros do Conselho Permanente de Informática tiveram como ponto de referência a premente necessidade de se melhorar a qualidade de vida do carioca.

Consideram que a utilização intensiva e extensiva dos modernos recursos que a integração das telecomunicações com a informática colocou à disposição da sociedade brasileira é de importância capital para se acelerar o processo de melhoria da qualidade de vida de nosso povo.

A par da educação de base, da saúde pública e dos transportes públicos, a utilização desses modernos recursos, vistos como instrumentos viabilizadores de uma eficiente ação governamental, devem vir a merecer a atenção permanente do governo municipal.

A sensibilidade política do prefeito permitirá que estes modernos recursos sejam também utilizados intensamente para se estabelecer novas relações entre governantes e governados, através da implantação de "Centrais de Atendimento ao Cidadão" que facilitem, de fato, a nossa vida em comunidade, mormente as relações do homem comum do povo com o governo municipal.

As proposições que podem vir a informar a formulação da já referida política são enunciadas a seguir:

a nosso ver, tal filosofia será clara e explicitamente definida pelo Prefeito logo no início de seu período de seu governo. No entanto, dada a necessidade de se estabelecer um princípio norteador para o estabelecimento das demais proposições, os membros do Conselho consideram, como que antecipando um possível desdobramento dessa filosofia, que o governo municipal colocará a "(Tele)informática a Serviço da Comunidade".

Tais sistemas poderão estar em operação no prazo de l0 meses caso se adote, por exemplo, o procedimento concebido e aplicado no Governo do Distrito Federal - 1982/1985.


Ligue-se no
e compartilhe conhecimentos e informações para a
realização do desenvolvimento e do melhor desempenho das Telecomunicações Brasileiras.

www.wisetel.com.br
O Portal das Telecomunicações Brasileiras na Internet

Ligando Pessoas... Compartilhando Conhecimentos...
Essencialmente Livre e Aberto para a Humanidade.
Graças a Deus!